SulAmérica

HISTÓRIA

O primeiro capítulo de nossa história tem como protagonista Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti, um homem de espírito empreendedor e cosmopolita, que fundou em dezembro de 1895 a Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida. A empresa começou a operar no mercado brasileiro lançando diversos produtos inovadores de seguros.

 

1897 - foi pago o primeiro sinistro à família do Sr. Antônio Augusto Portugal. Também neste ano, foi criada a primeira Sucursal no exterior, em Buenos Aires.

 

1913 - com a aquisição da Anglo Sul Americana, Sociedade de Seguros e Resseguros Terrestres e Marítimos (que depois passou a chamar-se SATMA), a empresa começou a atuar também na área de seguros terrestres e marítimos em 11 capitais, adequando-se às transformações industriais e urbanas por que passava o país.

 

1918 - lançou o Seguro de Sócios, Patrões e Empregados, a primeira forma de seguro de vida em grupo do mercado brasileiro.

Década de 20 - lançou os Seguros de Automóveis, de Acidentes Pessoais e o Sistema de Capitalização.

 

1928, por exemplo, adota o pagamento do 13º salário, antes mesmo que tal benefício fosse obrigatório por lei. Desde os primeiros anos de sua existência, a Sul América estabeleceu um novo conceito de relação com os funcionários.


1929 - a diversificação de atividades ajudou o Grupo a superar as dificuldades da crise de 1929.


1933 - doou recursos para a realização de obras de fornecimento de água para a cidade do Rio de Janeiro. Consciente de sua responsabilidade social, a Sul América participa ativamente do desenvolvimento urbano do país.


1940 - a Sul América introduziu no país o seguro de responsabilidade civil.


1944 - ampliou sua participação nas ações sociais desenvolvendo intensa campanha de erradicação da difteria. Surpreendeu a todos, promovendo a distribuição de lucros entre seus funcionários.


1949 - durante a inauguração do prédio da sucursal do Rio de Janeiro da SATMA, a Sul América promoveu a maior exposição de arte moderna até então.

Década de 40 - início dos investimentos da Sul América em construção de conjuntos residenciais e moradias populares.


1951 - tem início a construção do Hospital Larragoiti, atual Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, posteriormente doado à comunidade.


1958 - a Sul América promoveu uma grande reforma administrativa, com o objetivo de reduzir as despesas fixas, criar estímulos especiais aos funcionários e estabelecer uma organização em moldes de macroempresa. Em 1964, a Lei nº 4.594, alterou a estrutura do processo de comercialização do seguro, substituindo a sociedade seguradora pelo corretor.

1999 - o Projeto Aquarius, patrocinado pela SulAmérica e jornal O Globo, presenteou sua platéia com a apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven utilizando como cenário o Pão de Açúcar, um dos mais bonitos cartões postais da cidade.

Para o público jovem, a SulAmérica lançou um plano de previdência: o Educaprevi. Desenhado especialmente para os pais que querem garantir o estudo de seus filhos. Por meio de contribuições livres, os responsáveis financeiros podem poupar dinheiro suficiente para arcar com o estudo de seus dependentes.

Fonte: www.sulamerica.com.br

 

 

 

 

 

Ações do documento

Sanz Assessoria e Consultoria de Seguros Ltda

Rua Antonio Francisco Andrade nº 39 – Jd. Proença – Campinas – SP

CEP: 13026-140 — Fone/fax: (19) 3255-6702

Seções

2008© Todos os Direitos Reservados - Sanz Assessoria - melhor visualização 800x600